A fibra óptica nada mais é que um tubo feito de vidro ou de materiais poliméricos com a capacidade de transmitir a luz, e consequentemente dados ou informações entre dois pontos. Os filamentos de fibra óptica tem o diâmetro aproximado de um fio de cabelo ou até mais finos.
Como a luz viaja na Fibra ótica
A fibra ótica possui duas camadas: O núcleo (filamento de vidro ou material polimérico) e a capa ou revestimento (composta de material isolante). No núcleo é que ocorre a transmissão da luz. A transmissão da luz dentro da fibra óptica é possível porque o interior do filamento é um espelho perfeito que reflete a luz projetada; que incidida no angulo correto reflete nas paredes do filamento e chega até a outra ponta. Este é um fenômeno chamado de reflexão total.
Para entender melhor vamos acompanhar uma breve aula de física que explica de forma clara e simples como acontece a “viagem” da luz e da informação através da fibra ótica:
Um dos fatos importantes que hoje torna a fibra óptica amplamente usada em várias áreas, inclusive na medicina, é que este modelo de transmissão não sofre interferência eletromagnética, pois não usa pulsos elétricos para a transmissão de dados.
Em breve vamos falar sobre os aparelhos que fazem a transmissão das informações por fibra ótica e como funciona a “fusão de fibra óptica” para a instalação de conectores ou ligações entre dois fios diferentes.