O cabo de fibra óptica proporciona várias maravilhas no nosso cotidiano, estamos tão acostumados com elas que nem paramos para pensar como funciona. Os cabos de fibra óptica estão espalhados em todas as grandes cidades e entre os continentes através do fundo do mar transmitindo e distribuindo o sinal de internet entre os países. A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Na década de 80 surgiu o primeiro cabo submarino de fibra óptica intercontinental, começou a operar em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Os cabos que cortam os oceanos do nosso planeta hoje tem a capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de várias comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits por segundo em um único par de fibras.
Veja abaixo a distribuição de cabos entre os continentes e os países:


A fibra óptica nada mais é que um tubo feito de vidro ou de materiais poliméricos com a capacidade de transmitir a luz, e consequentemente dados ou informações entre dois pontos. Os filamentos de fibra óptica tem o diâmetro aproximado de um fio de cabelo ou até mais finos.

Como a luz viaja na Fibra ótica


A fibra ótica possui duas camadas: O núcleo (filamento de vidro ou material polimérico) e a capa ou revestimento (composta de material isolante). No núcleo é que ocorre a transmissão da luz. A transmissão da luz dentro da fibra óptica é possível porque o interior do filamento é um espelho perfeito que reflete a luz projetada; que incidida no angulo correto reflete nas paredes do filamento e chega até a outra ponta. Este é um fenômeno chamado de reflexão total. Para entender melhor vamos acompanhar uma breve aula de física que explica de forma clara e simples como acontece a “viagem” da luz e da informação através da fibra ótica: Um dos fatos importantes que hoje torna a fibra óptica amplamente usada em várias áreas, inclusive na medicina, é que este modelo de transmissão não sofre interferência eletromagnética, pois não usa pulsos elétricos para a transmissão de dados.
Em breve vamos falar sobre os aparelhos que fazem a transmissão das informações por fibra ótica e como funciona a “fusão de fibra óptica” para a instalação de conectores ou ligações entre dois fios diferentes.

Outras notícias

Clicando aqui!

Entre em Contato!

Encontre a solução para sua empresa!

Contato